Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Que futuro para a humanidade?


Da perspectiva da Evolução cósmica, é muito difícil afirmar qual será o futuro da raça humana. Creio que existem quatro cenários principais que podem perspectivar-se. Uma possibilidade é que iremos destruir-nos ou seremos destruídos num futuro próximo. Temos a capacidade de o fazer, e existem muitas catástrofes naturais, como o impacte de um cometa, que poderiam, efectivamente, eliminar a vida humana. (...)
Outra possibilidade para o futuro humano é que podemos conceber alguma forma de engenharia genética que vá permitir aos humanos a Evolução para formas de vida superiores. (...)
O terceiro cenário é que os humanos serão suplantados pelas máquinas, pelos artefactos construídos com inteligência artificial e verdadeira Consciência. Isto seria o equivalente à extinção da espécie humana, e à sua substituição por outras formas de Consciência. (...)
Um quarto cenário, e o último que irei considerar, é que os humanos podem estabelecer contacto com seres extraterrestres de algum outro sistema estelar.

WARD, Keith, Deus, Fé e o Novo Milénio, 2000. Lisboa: Publicações Europa-América, pp. 189-191

Sem comentários: