Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MUNCH


" Pintei os traços e as cores que afectaram o meu olhar interior. Pintei de memória sem nada acrescentar, sem os pormenores que já não via à minha frente. É esta a razão da simplicidade das minhas telas, do seu óbvio vazio. Pintei as impressões da minha infância, as cores esbatidas de um dia esquecido."

Eduard Munch

6 comentários:

E.A. disse...

Professora...

Como me comoveram essas palavras...
O quadro tem título?

Elisabete

E.A. disse...

Professora,

Como me comoveram essas palavras...
É um excerto?
O quadro tem título?

LIA disse...

o olhar interior é o que claro.

Isabel disse...

"Luar, 1895". Óleo sobre tela e encontra-se na Galeria Nacional de Oslo.
" A paisagem em Munch adquire ansiedade e as formas individuais são investidas com as suas próprias características e envolvem uma nova linguagem pictórica que lhes é peculiar.
Os reflexos do luar têm a aparência de tubos de ensaio na água. O conteúdo sugestivo (luar, água,etc.), a aplicação suave da tinta e o encontro entre a luz brilhante e a sombra escura, dão a este trabalho claridade e intensidade..." Retirado de Munch - Taschen
Olha bem para esta obra. O que te sugere? A água e a coluna do luar, os troncos das árvores que dividem a tela na vertical e a horizontal suave do litoral, são símbolos do masculino e feminino. Munch tem outras obras onde sobressai esta simbologia.

Isabel disse...

Sim, é um excerto de Munch. É assim que inicia o livro da Taschen sobre o pintor.

As tuas palavras também me comovem. As meninas da tua idade gostam de hi5, novelas e programas televisivos que vendem ilusões e tu gostas de Literatura, Poesia e de escrever. Deixas-te cativar pelos sons e pelas cores da Natureza, calcorreando kms para ouvires os regatos, o canto das aves e o canto dos céus.
Que eu nunca me perca de ti "minha aluna."

E.A. disse...

"O canto dos céus"... É bem verdade.
E, por isso, aqui fica um obrigada sentido: por toda a beleza que nestes dias tem trazido até mim.
Um beijinho