Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

INTENÇÕES E CONSEQUÊNCIAS


Neste texto vou defender que na ética contam não só as intenções que nos levam a agir de determinado modo, mas também as consequências dessas acções.
Para mim, ética é uma disciplina que estuda a natureza do pensamento ético, os fundamentos gerais e os problemas concretos da vida. Se, a ética estuda os problemas concretos da vida não pode apenas basear-se apenas nas intenções, mas também nas consequências das nossas acções.
Imaginemos, por exemplo, que o Pedro é um bom rapaz e que costuma ajudar as pessoas idosas a atravessar a rua, mas numa dessas boas acções o Pedro não repara no sinal vermelho para peões, e a velhinha que era cega e que o Pedro ajudava a atravessar a estrada é atropelada. Não há dúvida que a intenção do Pedro era boa, mas a velhinha foi atropelada por causa de uma atitude precipitada e irresponsável do Pedro que devia ter olhado para o semáforo. Além disso, as consequências da acção do Pedro são muito más, pois a velhinha foi atropelada e consequentemente pode ter sofrido danos físicos muito sérios.
Agora põem-se outra questão: quem devemos responsabilizar por este acidente. O condutor não tem qualquer culpa, visto que o semáforo para ele estava verde e não conseguiu evitar o acidente. Devemos então culpabilizar a velhinha ou o Pedro? Uma vez que a velhinha era cega e que foi o Pedro que lhe disse para atravessar, o culpado é, sem dúvida, o Pedro.
Logo, na ética não podem contar apenas as intenções, mas também as consequências das nossas acções.
Sofia Pereira 11º A

Sem comentários: