Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FAMÍLIA


Conceitos elementares sobre a família

«Uma Família é um grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças. Os laços de Parentesco são relações entre indivíduos estabelecidas através do casamento ou por meio de linhas de descendência que ligam familiares consanguíneos (mães, pais, filhos e filhas, avós, etc.). O Casamento pode ser defi­nido como uma união sexual entre dois indivíduos adultos, reconhecida e aprovada socialmente. Quando duas pessoas se casam, tornam-se parentes; contudo, o casamento une também um número mais vasto de pessoas que se tornam parentes. Pais, irmãos e outros familiares de sangue tornam-se parentes do outro cônjuge através do casamento.»

Anthony Giddens, Sociologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004, 4ª edição

2 comentários:

thorazine disse...

Este conceito de família foi uma das pedras basilares na construção da sociedade actual, no entanto está completamente desactualizado.

O conceito mais actual ser "grupo de pessoas que mantêm relações entre si, que trocam afectos, partilham economias, espaço físico, etc.."

Isabel disse...

Thorazine, obrigada pelo comentário. Os dois conceitos de Família complementam-se. A professora da disciplina de Área de Integração,deve ter aberto a discussão sobre a Família e as conclusões dos alunos devem ter divergido um pouco do texto aqui apresentado.
Pessoalmente, não considero que o conceito de família apresentado no texto, esteja completamente desactualizado. Olhemos para a sociedade e o que se constata? Olhemos para uma turma e o que se verifica? A maioria, se não todos os alunos, pertencem a famílias, estruturadas segundo os moldes defendidos no texto.