Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de abril de 2010

ESQUECER PARA MEMORIZAR


" Como todas as coisas do Universo a memória sofre degradação e a desintegração, o que se chama esquecimento. A diminuição da memória é ininterrupta. A própria memória tende a torna-se lacunar, incorrecta, enganadora. Além disso, sofre profundamente o efeito das forças de recalcamento que expulsam a recordação incómoda."
Edgar Morim

Esquecimento é a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações, experiências que foram memorizados. Esta incapacidade pode ser provisória ou definitiva.
Geralmente associa-se ao termo esquecimento um valor negativo, sendo, muitas vezes, considerado uma falha, uma patologia da memória. Contudo, o esquecimento é essencial, é a própria condição da memória: é porque esquecemos que continuamos a reter informações adquiridas e experiências vividas. Seria impossível conservar todos os materiais que armazenamos, tendo o esquecimento a função de seleccionar para podermos adquirir novos conteúdos. O esquecimento tem assim, uma função selectiva e adaptativa: afasta a informação que não é útil e necessária. Afasta também, os conteúdos conflituosos.

" Uma boa memória é útil, mas também o é a capacidade de esquecer."
Meyers

Ser Humano, Psicologia B- 12º Ano, Porto Editora


1 comentário:

Unknown disse...

A nossa memória é um Mundo! :)