Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

NETFILOSOFIA





http://rolandoa.blogs.sapo.pt/


Rolando Almeida é professor de Filosofia na Escola Secundária Gonçalves Zarco, no Funchal e criador do blog rolandoa.blogs.sapo.pt. O blog é ainda muito recente, pois começou apenas em 2006, mas já é um verdadeiro caso de sucesso.
Rolando AlmeidaE o engraçado é que o presente blog resultou da necessidade mundana de distribuir textos e trabalhos de filosofia, do modo mais eficaz e, ao mesmo tempo, do modo mais barato, poupando o dinheiro das fotocópias. Inicialmente a sua criação esteve ligada apenas a mais uma ferramenta de trabalho que o seu autor pensava ser muito produtiva para os seus alunos.
Entretanto, o blog mereceu algum destaque em páginas de instituições ligadas à filosofia e com espaço já estabelecido na internet, como a ligação da página da Sociedade Portuguesa de Filosofia ou da revista de filosofia Crítica, de Desidério Murcho.
No início do ano lectivo de 2006/07 o blog começou a ter muitas mais visitas o que talvez se deveu ao facto do blog ter sido referenciado no Rerum Natura, um dos blogs mais visitados do país e escrito por Carlos Fiolhais, Desidério Murcho, Jorge Buescu, Palmira Silva, Helena Damião, entre outros… Por sua vez, o Rerum Natura passou a ser um dos blogs de referência do jornal Público.
O Pensador de Rodin, a imagem de marca do blogMas o ponto mais alto do blog deu-se mais ou menos a meio do ano lectivo de 2006/07. Por essa altura Rolando Almeida decidiu fazer uma análise dos manuais de filosofia que estavam para adopção no final desse ano. Pensando que o seu trabalho seria mais uma entre outras tentativas de análise de manuais escolares, mas para sua surpresa foi o único artigo desse género publicado e como era de esperar causou alguma polémica. Polémica que favoreceu muito o blog. Assim em Maio de 2007, o blog passou a ter cerca de 200 a 300 visitas diárias, muita gente a comentar, muitos colegas professores a escrever, alguns autores de manuais a contactar. Foi a partir dessa altura quer o blog passou a ter objectivos muito mais vastos. Passou de um blog exclusivo para os alunos das turmas do professor Rolando para um blog destinado a um púbico mais vasto.
Actualmente o blog é muito citado em outros blogs e sites, começando a ter alguma projecção também no Brasil.
Neste momento, é dos blogs de filosofia mais visitados do país, senão mesmo o mais visitado, pelo menos dos blogs que são exclusivamente dedicados à filosofia. Rolando Almeida pretende criar um site que dê continuidade ao blog. Rolandoa.blogs.sapo.pt, um endereço a não esquecer.

Sem comentários: