Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de abril de 2010

MEMÓRIA


A memória humana é um sistema complexo que, apesar da sua enorme capacidade e importância, se pode revelar inesperadamente muito falível. É algo difícil de lidar, não é como um computador que se formata o disco e desaparece tudo. Por vezes, até temos vontade de fazer isso mesmo mas, continuamos prisioneiros da memória, quer isso seja bom ou mau.
Todos sabemos que o segredo da vida é, de facto fascinante. O ser humano tem uma memória genética, que tem a informação da vida, as nossas vivências e tudo aquilo por que passamos, que diz tudo acerca de nós próprios.
A memória humana tem muitas funções para além de evocar certos tipos de informação, como datas, acontecimentos, nomes, conversas, etc. A memória é o fundamento dos comportamentos, conhecimentos e emoções humanas. Está directa ou indirectamente envolvida em qualquer aspecto do comportamento humano e, sem ela, não seria possível ver, ouvir ou pensar, no sentido mais global das coisas. É como uma bagagem que nos acompanha durante a nossa vida enquanto, fisicamente, não se dissolver… Às vezes incomoda-nos…outras vezes reconforta-nos. Muitas vezes podemos esforçar-nos por lembrar pormenores, outras vezes, uma borracha interior deveria limpar alguns pontos que nos desagradam.
Todos nós nos queixamos, por vezes, de que a nossa memória é horrível. Mas, pelo contrário, trata-se de um sistema magnífico, sem o qual não existiria aprendizagem, as relações interpessoais seriam impossíveis e passaríamos a viver um eterno presente.
Em síntese, a memória é o conjunto de processos que codificam, armazenam e recuperam informações sensoriais e experiências. É a capacidade do cérebro em armazenar, reter e recordar informação.

Mariana Loureiro -12ºB

1 comentário:

Unknown disse...

Se não fosse a minha memória, não me lembraria de ter escrito uma única palavra deste texto!
Mariana Loureiro