Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FICHA SOBRE AS FALÁCIAS INFORMAIS


Indica o nome das falácias presentes nos argumentos seguintes:

1 -Podemos aceitar que há fenómenos telepáticos, porque até agora não se provou que não existem.

2- Os alunos ou têm o desejo de aprender ou não têm.

3 - A razão porque se dissolve o açúcar é porque ele é uma substância solúvel.

4 - A tua tese de que a alma é imortal não tem qualquer fundamento, porque já estiveste preso e, ainda por cima, chumbaste dois anos seguidos na disciplina de Filosofia.

5 - Durante a reunião, tive muita dificuldade em concentrar-me. O João não parava de fumar. O fumo foi, obviamente, a causa da minha dificuldade de concentração.

6 -Ou me amas ou me odeias!

7- A nossa teoria é, sem dúvida, a melhor. Aquele que a contestar será enforcado.

8 -Fui eu quem cometeu esse crime, mas não mereço uma pena tão pesada. Faço um apelo a quem tiver um coração a bater dentro do peito para que pense na dor dos meus filhos quando souberem que o pai foi encarcerado, e na saudade que eu vou sentir por estar longe deles.

9- «O que fulano diz sobre o balanço da empresa não pode ser levado a sério. Afinal ele traiu a mulher,..»

1o - «A Bíblia é perfeita porque é a Palavra de Deus. E como sabemos que é a Palavra de Deus? Ora, pela sua perfeição.»

11 - «Porque é que sou a pessoa mais indicada para liderar o partido? Porque, de entre todos os outros candidatos, considerando as minhas qualificações, sou a melhor pessoa para o cargo.»

12 -«Se o carro do Pedro tem a mesma cor do João, então é provável que consuma o mesmo do João – 51/100 km.»

13 -«Quem não é por mim é contra mim. Você não me apoia na campanha. Logo, você vai lutar contra a minha eleição.»

14 -«Quem faz uma... faz duas ou três. O relógio deixou de ser visto logo após a sua saída. Portanto, foi você que o roubou.»

15 -«Amanhã tens de saber a tabuada, senão vais ver quantas vezes tens de a copiar…»

Sem comentários: