Pesquisar neste blogue

domingo, 1 de novembro de 2009

SABEDORIA SEM RESPOSTAS


Uma Breve Introdução à Filosofia



"Como o apresentaria Sócrates ao estudo da filosofia? Provavelmente como faz este livro. Trata-se de uma obra deliciosamente provocadora que o ajuda a entender a filosofia como a entendiam os grandes filósofos: uma actividade feita de questionamento e raciocínio, e não apenas um conjunto de informações. Em 14 capítulos cheios de vivacidade, aprenderá a evitar as respostas fáceis e será conduzido ao mundo fascinante do pensamento filosófico. Serão examinadas algumas das questões fundamentais:

Deus existe?

Porque existe o Universo?

O que é o eu?

Qual o significado da vida?

Que é a morte?

Dispomos de livre-arbítrio?

Que é o conhecimento?

Que significa a moral?

O leitor poderá abordar frontalmente estas perguntas e explorará os modos como elas o afectam. E aprenderá a abandonar as respostas preconcebidas e a pensar de forma crítica nas ideias filosóficas que podem transformar a sua vida."

Aqui fica o Prefácio da obra como forma de despertar a curiosidade para a leitura.

"Sócrates era o filósofo por excelência. Sabia apenas isto: que, em última análise, nada sabia. Mas possuía a capacidade de mostar aos outros, por mais sofisticados ou eruditos ou pretensiosos que fossem, que também eles nada sabiam.
Sócrates usava a filosofia para pôr tudo em causa, mesmo aquilo que ele tomava como garantido ao pôr tudo em causa! Usou a filosofia - como todos os verdadeiros filósofos usam - para mostrar como podemos tirar o tapete debaixo dos nossos próprios pés, como cortar através do escudo de respostas que nos separa do mistério.
Este livro dá ao leitor as boas-vindas à filosofia da forma como Sócrates, se ainda estivesse por cá, o faria: pondo-lhas fora do alcance durante o tempo suficiente para que possa ter a experiência da sabedoria do desconhecedor.
Muitas pessoas chegam à filosofia com a impressão falsa de ela ser apenas de um corpo de conhecimento. Esperam receber informação em vez de pensarem por si mesmas. Muitas vezes pressupõem ter as respostas para as perguntas que os filósofos pretendem reabrir de uma nova forma. Por conseguinte, os filósofos queixam-se muitas vezes de que os seus estudantes não estão nem motivados nem preparados para lidar com a matéria usada nas disciplinas introdutórias.
Este livro está concebido para resolver os problemas da motivação e da preparação. Mostramos, em vez de dizer, que a filosofia é uma actividade de perguntar e raciocinar e não um corpo de informação. Envolvemos os estudantes nas competências de que necessitam para interagirem criticamente com a matéria tipicamente apresentada numa disciplina introdutória. E, sobretudo, desconstruiremos sistematicamente a afeição dos estudantes pelas respostas feitas, deixando-os preparados para dar novos sentidos às coisas." (...)


Sabedoria sem Respostas, Uma Breve Introdução à Filosofia, Daniel Kolak e Raymond Martin

Temas e Debates, 1ª edição: Fevereiro 2004


Sem comentários: