Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

POR AQUI E POR ALI


Para descontrair... no fim de semana

"Há muitos livros sobre exploradores destemidos que escalam montanhas, atravessam oceanos, enfrentem intempérides e sofrem experiências traumáticas.
Mas em Por Aqui e Por Ali existe outro tipo de heróis: pessoas comuns que se esfalfam para subir um monte, que ficam histéricas com os animais selvagens...isto para não falar do horror que têm aos insectos!
Bill Bryson decide com o seu amigo Stephen Katz fazer três mil kilómetros pela floresta durante vários meses, percorrendo a pé o mais longo trilho do mundo. Um esforço enorme para o autor que tem o hábito de estar sentado e um suplício para o amigo, ex-alcoólico, gordo e que adora fast-food.
Com o seu estilo irreverente e inconfundível, Bryson conta casos inacreditáveis de destruição ecológica e descreve os estragos causados pelo turismo, o qual critica impiedosamente - incluindo-se a si e ao seu companheiro neste rol de destruidores.
Um livro para quem ama a natureza selvagem, mas que ao mesmo tempo adora os prazeres da civilização."

" Não vou dizer que a experiência mudou as nossas vidas, mas a verdade é que aprendi a dar valor às florestas e ganhei mais respeito à natureza e à escala colossal da América. (...) O melhor de tudo é que, hoje em dia, quando vejo uma montanha, observo-a devagar e respeitosamente, com um olhar firme e conhecedor."

Por aqui e Por Ali, Bill Bryson - Quetzal Editores, Lisboa 2007

Sem comentários: