Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

HOMENS EM TEMPOS SOMBRIOS


Hannah Arendt nasceu em 1906 e viveu os tempos sombrios de duas guerrras mundiais. Foi aluna de Heidegger e de Jaspers e formou-se em Heidelberg.
Deixou a Alemanha após a chegada dos nazis ao poder, tendo-se fixado nos Estados Unidos, onde faleceu em 1975.
Entretanto era reconhecida como uma das figuras mais importantes do pensamento político contemporâneo.
Os textos aqui reunidos são biografias comentadas de homens e mulheres tão diferentes como Hermann Broch e João XXIII, Rosa Luxemburgo e Jaspers, Karen Blixen e Walter Benjamin. O resultado é uma reflexão apaixonada do comportamento dos "homens em tempos sombrios."

"Escrita ao longo de um lapso de tempo de doze anos, ao sabor da ocasião ou da oportunidade, esta colectânea de ensaios e artigos ocupa-se principalmente de pessoas - como viveram as suas vidas, como andaram pelo mundo e de que modo foram afectadas pelo tempo histórico. As pessoas aqui reunidas dificilmente poderiam ser mais diferentes umas das outras (...). Compartilham a época em que as suas vidas se situaram, o mundo da primeira metade do século XX, com as suas catástrofes políticas, as suas calamidades morais e o seu extraordinário desenvolvimento das artes e das ciências. E, se bem que esta época tenha matado alguns deles e determinado a vida e obras de outros, alguns houve que mal sentiram os seus efeitos e nenhum de quem se possa dizer que foi por ela condicionado."

Homens em Tempos Sombrios, Hannah Arendt -Relógio D´Água, 1991

Sem comentários: