Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 15 de março de 2010

O MEDO


" Despertei na frescura da madrugada, enquanto os meus pés procuravam a roupa da cama, sacudida para trás quando a noite tropical atingiu um calor mais viscoso. La fora, ouviam-se as vozes de África, cantando ao som dos tambores e provenientes não se sabe de onde; os meus olhos estavam ofuscados pelo mosquiteiro e tudo o que conseguia ver à minha volta era sombras informes. Lenta e cautelosamente, de forma a não irritar os mosquitos, tacteei o lençol enrolado em bola junto aos meus joelhos. Cheirou-me mal, a suor e a repelente de insectos, quando o puxei para os ombros. Não procurava calor, procurava protecção. Lá fora, era o Congo e eu estava apavorado."

Rio de Sangue, Tim Butcher, Bertrand Editora, 2009

O medo é uma das emoções universais. Darwin considera que as emoções desempenharam um papel adaptativo fundamental na história da espécie humana, sendo determinantes na nossa capacidade de sobrevivência.

Sem comentários: