Pesquisar neste blogue

domingo, 14 de março de 2010

PEPSI OU COCA -COLA?


O investigador norte-americano Read Montague decidiu esclarecer uma questão que lhe suscitava perplexidade: nos anos 70 e 80 a Pepsi mostrava nos seus anúncios que as pessoas quando tinham de escolher, entre várias colas, a que tinha melhor sabor, optavam sempre pela Pepsi; contudo, era a Coca- Cola que liderava o mercado.
Em 2003, fez uma experiência para esclarecer o que se passava: com 67 voluntários fez o teste das colas, dando a provar amostras de Pepsi e de Coca -Cola sem identificação. Quando interrogados sobre qual tinha melhor sabor, a resposta foi clara: os copos que continham Pepsi. Tudo se alterou quando lhes foi mostrado os rótulos: a Coca -Cola passou a ser a preferida.
O investigador recorreu a um aparelho de ressonância magnética, que mostra o fluxo de sangue para as diferentes áreas do cérebro: assistiu, deste modo, ao que se passava no interior do cérebro dos voluntários. Quando não sabiam o que estavam a beber, eram estimuladas as zonas da mente associadas ao prazer; as áreas com funções racionais decidiam a preferência quando eram conhecidos os rótulos. Isto queria dizer que a campanha da Coca-Cola tinha conseguido influenciar as preferências dos voluntários de um modo de que nem eles próprios tinham consciência.

Livro do Aluno, Psicologia B, 12ºAno - Ser Humano

Sem comentários: