Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de junho de 2010

SOPHIA


Sophia de Mello Breyner Andresen: depuração e limpidez
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004) nasceu no Porto, no dia 6 de Novembro de 1919. O seu pai, João Henrique Andresen, era neto de um dinamarquês, Jan Henrik. A sua mãe chamava-se Maria de Mello Breyner. Fez os estudos no Colégio Sagrado Coração de Maria, no Porto, e frequentou o curso de Filologia Clássica, na Faculdade de Letras de Lisboa. Com vinte e cinco anos publicou o seu primeiro livro, Poesia, que reune poemas escritos desde a sua adolescência. Casou com Francisco Sousa Tavares, advogado e jornalista, em 1946, passando a residir em Lisboa, onde desenvolveu a sua actividade entre a poesia e a participação cívica, muitas vezes em oposição ao regime de Salazar. Para além da poesia escreveu contos para crianças, inicialmente destinadas aos seus cinco filhos mas que rapidamente se transformaram em clássicos da literatura infantil portuguesa.

Sobre Sophia foi dito:
Foi sempre muito jovem,de carácter irrepreensível e segura de si, mas também distante, como se tivesse chegado de outro país e não tivera tempo de se adaptar àquele em que vivia. (…) tinha esse encanto de quem está sempre em estado de graça. A graça da poesia.
EUGÉNIO DE ANDRADE

Sophia, um nome que se transformou em sinónimo de poesia e de musa da própria poesia. Sophia rima com poesia.
EDUARDO LOURENÇO

Era uma mulher bonita, mais que bonita, elegante e graciosa, mas a sua beleza era um tipo de beleza fria, nórdica. Com virtudes de rainha.
AGUSTINA BESSA-LUÍS

A sua contenção de tom, a sua discreta fluidez, a simplicidade muito pura da expressão, qualidades suas das melhores, enganam quanto à energia, no entanto tão feminina, que os seus poemas contêm…
JORGE DE SENA

Obras de Sophia disponíveis na Biblioteca da Escola, algumas delas de leitura recomendada pelo Plano Nacional de Leitura:
- Poesia
- Dia do mar
- Coral
- No tempo dividido
- Mar novo
- Cristo Cigano
- Livro sexto
- A floresta,
- A noite de Natal
- O rapaz de bronze
- Primeiro livro de poesia
- Histórias da terra e do mar
- Fada Oriana
- O Cavaleiro da Dinamarca

Pesquisa: Maria João

Sem comentários: