Pesquisar neste blogue

terça-feira, 10 de junho de 2008

LEITURAS



APRENDER COM AS COISAS Stéphane Ferret
Em 2007 as edições Asa iniciou a colecção “Ler & Saber” com a publicação do livro de Stéphane Ferret, Aprender com as coisas – uma iniciação à filosofia.
Este é um livro imprescindível para os estudantes de filosofia do 10º e 11º anos. O livro não é a enésima iniciação à filosofia. E também não serve, ao leitor mais apressado, para ficar a conhecer, rapidamente, o pensamento das grandes figuras da filosofia. É sim, essencialmente, um livro de pensamento, de reflexão – mas, afinal, não é isto a filosofia?
Recorrendo a um conjunto de temas principais, o autor convida-nos a uma apaixonante reflexão sobre a dúvida, as coisas, os outros, as espécies, a arte, a identidade pessoal, o espírito, a liberdade, a acção, o bem e o mal, a morte. Numa palavra: aborda toda esta série de temas apaixonantes que, ao longo dos tempos e das sociedades, constituem, o núcleo da matéria-prima de que se serviram homens muito diferentes entre si (os filósofos) para construir um património universal – o de “ler” a vida e o mundo, interpretando-os até, por vezes, ajudando a transformá-los. Todos eles, nos seus aspectos mais abrangentes, são pontos de partida para a filosofia. A originalidade desta obra – francamente inovadora numa área superpovoada por livros que em geral suguem um esquema mais ou menos exausto – é de facto bem visível na sua estrutura geral: após doze capítulos de exposição, sem recurso a quaisquer notas, o leitor é convidado a ler um post-scriptum em que Stéphane Ferret dá a conhecer os pensadores e as obras em que se inspirou.
É um livro pequeno (155 páginas), com uma linguagem muito acessível e por isso de fácil leitura. O livro ainda não existe na biblioteca da escola, mas deve ser uma prioridade a sua aquisição.
Boas leituras…

Sem comentários: