Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Egoísmo ou Altruísmo

Será que somos egoístas ou altruístas?

Penso que de um modo geral sou altruísta, porque costumo pensar primeiro nos outros e só depois em mim. Contudo, tenho objectivos bem traçados na minha vida e costumo agir de modo a alcançá-los sem interferir ou colidir com os interesses das pessoas que me rodeiam, embora reconheça que tal nem sempre é fácil.
Não me sinto bem, se as pessoas ao meu lado não estiverem bem. Todavia, penso que isto é uma falsa questão. Ninguém é totalmente altruísta ou egoísta. Existem pessoas que são mais egoístas que outras e pessoas que são mais altruístas do que outras.
Eu não penso como os que defendem o egoísmo psicológico, e acredito que somos capazes de agir por motivos altruístas. É evidente que isto só acontece pontualmente ao longo das nossas vidas e é evidente que são poucas as pessoas que colocam as suas vidas ao dispor dos outros, como fizeram Mahatma Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. Também não tenho dúvidas de que existem pessoas que não olham a meios para alcançar os seus fins.
Por outro lado, pergunto: será que todas as mães são egoístas, quando abdicam de muitos dos seus desejos em função da vida dos seus filhos?

Jéssica Vasconcelos
10ºA, nº4

Sem comentários: