Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

MULTICULTURALISMO


No mundo actual, o respeito pelo direito dos povos à emigração é fundamental. No entanto, um povo tem que saber estar de acordo com as leis e regras de conduta. A verdade, é que temos hoje, um mundo economicamente globalizado, mas ainda assim, subsistem muitas fronteiras, muros e ideologias adversas.
O multiculturalismo, pode tornar-se uma pertença em termos de cultura, porque cada povo tem a sua forma de agir e viver. Hoje em dia, o respeito pelo próximo está muito aquém das expectativas, face ao egoísmo intenso em que o mundo vive. Portugal foi um país de emigrantes, actualmente esta evidência inverteu o sentido e, contudo não temos a mesma tolerância que outrora outros países tiveram connosco. Tratamos mal ou simplesmente ignoramos todo o tipo de cultura, porque achamos que temos o total direito e lealdade perante a nossa.
Assim, torna-se real a lealdade que no fundo temos com o nosso país de origem, a fidelidade criada é infinita e torna-se uma pertença em massa, ou seja, quando estamos fora do nosso país, agarramo-nos com fervor toda a nossa cultura, a tudo que é nosso, ao que nos pertence.
Enfim, o que é real, é que por vezes, a saudade espreita e o que nos faz vibrar, é simplesmente um ombro amigo, mesmo que este, sendo por breves momentos nosso, seja de uma raça e cultura diferente.

Sandra Ferreira / Sec A

Sem comentários: