Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O PAPEL DO PAI NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA


Com as mudanças que a sociedade tem vindo a sofrer, o papel do pai, e consequentemente a importância que assume no seio da família, tem vindo a alterar-se. Antes dos anos 60, do século XX, cabia às mulheres o papel de mãe, porque o seu tempo era passado em casa a cuidar das lides domésticas e da educação dos filhos. No entanto, com a entrada da mulher no mundo do trabalho, o seu papel modificou-se. As mulheres sofreram uma emancipação acentuada. O tempo para cuidar dos filhos reduziu-se fortemente, posto isto, os homens adquiriram novos papéis, passando a cuidar também dos filhos. Foi neste sentido que apareceu o conceito a que muitos chamam de “novos pais”.
Apesar de tudo, a reestruturação familiar veio a revelar-se positiva. O pai começou a partilhar tarefas domésticas com a mãe e a tratar também dos filhos: dar o biberão, mudar a fralda, levá-los ao parque, ao infantário…
Constatou-se que a forma como o pai pega na criança, o tom de voz, o modo como brinca e interage, distinguem-se dos da mãe, contribuindo favoravelmente para o desenvolvimento psicológico da criança.
A investigação levada a cabo por Kevin Nugent, revelou que os pais [a figura masculina] desempenham um papel fundamental no desenvolvimento emocional da criança, mas radicalmente diferente do papel desempenhado pela mãe.
Através destes estudos não só ficou provado que o desenvolvimento da criança varia consoante a forma como é educada (pelo pai ou pela mãe), como também é benéfico para o desenvolvimento pessoal do homem-pai.
Em suma, o pai ao assumir um papel mais activo no acompanhamento dos filhos exerce uma influência positiva no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. As investigações sobre a influência do pai na educação das crianças concluíram que a criança cujo pai está mais envolvido na sua educação, mostra maior capacidade de desenvolvimento cognitivo, segurança na vida e desenvolve relações mais positivas na adolescência com o sexo oposto.

André Filipe -12ºC

Sem comentários: