Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de janeiro de 2010

SERÁ A EUTANÁSIA MORALMENTE ACEITÁVEL? iii


O problema da morte assistida já é discutido desde há muito tempo. Na antiguidade havia quem defendesse a morte assistida, eutanásia, e havia quem discordasse. Em Portugal a Eutanásia nunca foi aprovada, ao contrário do que se passou nalguns países.
Neste ensaio vou procurar oferecer razões para acreditar que a Eutanásia deveria ser legal.
É muito importante que nos preocupemos com este problema, pois se a Eutanásia for legalizada, poder-se-á acabar com o sofrimento de muitas pessoas que desejam a morte e continuam a sofrer sem necessidade. Além disso a Eutanásia é um problema que as pessoas nem se dão ao trabalho de pensar, não tendo opinião própria. Com este trabalho poderão definir uma opinião própria acerca deste assunto que tanta polémica e controvérsia têm levantado.
Os obstáculos à Eutanásia em Portugal são bastantes, nomeadamente por parte da comunidade, a deontologia médica, a doutrina cristã e a Legislação Portuguesa.
Eu penso que a Eutanásia, nas pessoas cuja vida já não faz sentido é o único caminho que se deveria tomar. Uma pessoa em constante sofrimento físico e psicológico ou doente na fase terminal, tem uma vida que não faz sentido, e se essa pessoa deseja pôr termo à sua vida, acho que esse seu desejo deveria ser realizado, para seu bem assim como para bem dos familiares que também sofrem pele doente.
Efectivamente, o direito à vida é um valor absoluto e inviolável, assim como o direito à autonomia e à liberdade. Ora, essa liberdade poderá renunciar um outro direito, como o direito à vida, desde que a sua escolha seja voluntária e sem interferências exteriores. Logo, o desejo das pessoas em pôr fim à sua vida deveria ser concretizado.
Nos dias que correm, desenvolveram-se correntes ideológicas que apelam à centralidade do homem, à sua liberdade e autonomia. A vida do Homem é feita de escolhas pessoais que temos de respeitar, incluindo a escolha de morrer. Logo, ninguém se devia opor à escolha de uma pessoa em morrer.
Uma pessoa que sofre de uma doença incurável ou que esta numa fase terminal, que sofre fisicamente e psicologicamente, tem uma vida que não faz sentido. Quando a vida não faz sentido a única saída é a morte. Logo, a Eutanásia deveria ser legal.
Conta a Eutanásia argumenta-se que, o primeiro direito do homem é o direito à vida, desde o nascimento até à morte, não se podendo acelerar a morte. Logo a Eutanásia deve ser ilegal.
Assim como o direito à vida, o ser humano também tem o direito à liberdade e autonomia que poderão recusar outro direito como o direito à vida, acelerando assim a morte. Segue-se então que a Eutanásia deveria ser legal.
Argumenta-se também dizendo que os médicos não podem fazer mal aos doentes e que matar não é acto de médico. O médico deve procurar que o doente tenha uma melhor qualidade de vida atenuando as dores. Logo um médico não pode assistir uma morte.
Se um médico não pode fazer mal a um doente tem que fazer o bem. O bem para uma pessoa que sofre constantemente fisicamente e psicologicamente, e que tem uma doença que não tem cura é a morte sem sofrimento. Logo como a Eutanásia provoca uma morte sem sofrimento devia ser legal.
Os cristãos argumentam que a Eutanásia é uma atitude de recusa da soberania e amor de Deus. Portanto deveria ser ilegal.
Deus queria o bem da humanidade dando-lhe amor. A Eutanásia é desejada pelas pessoas sendo a sua única saída do sofrimento. Se as pessoas desejam a Eutanásia é porque acham ser benéfico para elas. Então vai ao encontro do desejo de Deus, portanto a Eutanásia deveria ser legal.
Concluindo, penso que a Eutanásia deveria ser aprovada pela legislação Portuguesa, pois uma pessoa que está na posse do seu discernimento, que fez vários pedidos para morrer e sofre de uma doença incurável que lhe proporciona sofrimento físico e psicológico tem uma qualidade de vida tão baixa que a sua vida já não faz sentido. Sendo assim, para bem do doente e para bem da sua família, a Eutanásia surge como o único caminho a percorrer.

Vitor Augusto Nogueira da Silva -10ºA

2 comentários:

LIA disse...

Excelentes trabalhos que têm ajudado os meus alunos para os temas de exame! Parabéns.

isabel disse...

Obrigada Lia. Vou mostar este comentário ao professor do 10º ano e aos alunos.