Pesquisar neste blogue

domingo, 8 de junho de 2008

O porquê de sermos morais



Desde pequenos, somos incentivados a agir moralmente, mas nunca descobrimos o porquê de agir assim.
As pessoas mais velhas estão constantemente a fazer -nos acreditar que devemos seguir certos princípios, pois são os mais correctos. Mas, por outro lado, não nos dizem porquê, o que nos faz ficar com dúvidas em relação ao “fazer ou não fazer”, isto é, não sabemos se devemos ou não agir de algumas maneiras, porque não sabemos qual é a verdadeira razão pelo qual devemos seguir esses princípios.
Por exemplo, desde sempre fui ensinado a dizer unicamente a verdade e nunca a mentira, mas existem algumas situações em que penso que o melhor é mesmo mentir. Uma dessas situações é, por exemplo, o acto de sair a noite.
Muitas vezes quero sair com os meus amigos, mas os meus pais não me autorizam e a única maneira de conseguir sair mentindo.
È aí que me deparo com um grande dilema, pois eu tenho sido ensinado que nunca devo mentir, mas nesta situação decido fazê-lo, porque é melhor para mim, visto que fico mais feliz, e também porque não tenho nenhuma justificação para o facto de ter de dizer sempre a verdade.
Então, podemos concluir que a moralidade e difícil de compreender, e em certas situações até é difícil de aceitar, pois não sabemos o porquê de sermos morais.
Daniel Santos nº 10 - 10º B
Carlos Valério nº 8 - 10º B

Sem comentários: