Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 7 de julho de 2010

1 Km DE CADA VEZ


Nos intervalos da Filosofia... leituras de férias

O meu fascínio pelos livros de Gonçalo Cadilhe. Com eles viajo "ao sabor do tempo."

Da África Austral às Galápagos, da América Central à Oceânia, da Polinésia à Índia, "1 Km de Cada Vez" leva os leitores numa viagem de 15 meses, desprendida das imposições do tempo, por alguns dos locais mais fascinantes do planeta.
Em "1 Km de Cada Vez", Gonçalo Cadilhe homenageia o "fascínio da viagem". Para além de lugares, a obra detém-se em pessoas e em histórias, permitindo o reencontro com sítios já visitados, com amigos e antigos companheiros de aventura, sem pressa de partir.
Para Gonçalo Cadilhe, este é um livro diferente dos anteriores. "É um olhar mais profundo e maduro sobre a viagem, os encontros, os regressos, uma reflexão sobre esse privilégio imenso que é poder andar pelo mundo sozinho com uma mochila às costas", revela o autor.
Mais do que os locais que percorre, Gonçalo Cadilhe defende que o fascínio de "1 Km de Cada Vez" está "na sua diversidade, no olhar sempre renovado do viajante". "O fascínio é a própria viagem", sublinha.
De resto, nota Gonçalo Cadilhe, o próprio título do livro "recorda essa expressão 'um dia de cada vez', que ensina a não colocar as ânsias, os problemas de amanhã na nossa cabeça hoje". É o viajar pelo viajar, como se para isso houvesse todo o tempo do mundo. Por isso, é entre risos, que responde que o lugar que até hoje mais o tocou é "o próximo". Afinal, é "a curiosidade do Outro, saber o que significa para um habitante de um certo lugar ser desse lugar" que continua a fazer Gonçalo Cadilhe partir para novas viagens e para novos livros, com os quais procura sobretudo "provocar todos os que têm essa curiosidade de ver o que está do lado de lá da fronteira".
Jornalista e cronista de viagens, Gonçalo Cadilhe nasceu na Figueira da Foz. Licenciado em Gestão de Empresas, escreveu para a revista "Grande Reportagem", sendo actualmente colaborador do semanário "Expresso". Entre as obras já publicadas encontram-se "No Princípio Estava o Mar", "Nos Passos de Magalhães", "África Acima", "A Lua Pode Esperar", "Planisfério Pessoal" e "Tournée".

Retirado da Net - Ideias Concertadas

Sem comentários: