Pesquisar neste blogue

sábado, 27 de fevereiro de 2010

INTIMIDADE E AMIZADE



A amizade é a base de todas as relações sociais, consideradas positivas. É uma das formas mais significativas da intimidade. Numa relação de amizade requere-se, acima de tudo, confiança, respeito e lealdade mútuas. Definir a amizade é algo difícil, independentemente do número de amigos que se tem ou teve, independentemente da nossa idade ou das relações anteriores.
Entre um sem número de expectativas e características possíveis, o seu grau de relevância varia de pessoa para pessoa, sendo por isso subjectivo falar de amizade, sem referir casos concretos. Os vários tipos e graus de afecto e partilha derivam de um conjunto de factores como a idade, o sexo, o contexto social e/ou as caracterísitcas próprias de cada indivíduo.
Falar de amizade não é, portanto, algo completamente linear. Fazer a distinção entre este e outros tipos de interacções sociais é um bom princípio. A reciprocidade, atracção pessoal, positivismo, confiança, durabilidade, lealdade, informalidade e a intimidade, são alguns dos aspectos que numa relação de amizade se pretende, por forma a facilitar os objectivos que os envolvidos procuram atingir.
E, se há objectivos, existem expectativas. Defender o amigo quando este se encontra ausente, partilhar acontecimentos relevantes, apoiá-lo emocionalmente, de forma espontânea e voluntária, sempre que necessário, confiar e ser verdadeiro para com ele, são algumas delas. É por isto que a amizade é a base do bem - estar em sociedade, pois ela, através da socialização, ajuda-nos a conhecer novas ideias, novas formas de vida e relacionamento, permite-nos ultrapassar obstáculos com a ajuda de amigos e, com a sua existência, haverá uma melhor predisposição para encarar cada dia.
A amizade é algo muito importante que devemos salvaguardar durante toda a vida. Com ela combate-se a solidão, o conformismo, o hospitalismo, os preconceitos e a discriminação. Com a amizade crescemos; com amigos nos formamos.

Ricardo Batista, 12ºB

Sem comentários: