Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de outubro de 2009

DICIONÁRIO DE FILOSOFIA - SIMON BLACKBURN


"A filosofia é o pensamento humano autoconsciente. Os seus tópicos são a vida, o universo e todas as coisas: pode incluir todas as categorias de pensamento religioso, artístico, científico, matemático e lógico. Este Dicionário de Filosofia é o registo de alguns dos termos que animam tal reflexão considerados proveitosos na sua condução.
Qualquer contacto com a história da filosofia mostra quão intimamente os seus interesses se fundem com os interesses de áreas que têm outras designações académicas: literatura, física, psicologia, sociologia e teologia. Na verdade, a separação da filosfia como disciplina autónoma pode parecer um produto da administração académica, e não um reflexo de uma divisão clara entre usar um conceito e pensar sobre ele. Senti-me por isso livre para introduzir a terminologia de outras ciências, sempre que essa terminologia estivesse fortemente implantada na discussão filosófica. Por exemplo, ao estudar o problema ético do aborto na literatura filosófica contemporânea, pode deparar-se a alguém uma menção casual aos zigotos e à meiose, com tanta certeza como pode deparar-se-lhe a doutrina do efeito duplo ou a doutrina dos actos/omissões. Alguém interessado na realidade física pode precisar de saber o conteúdo do teorema de Bell, ou em que consiste a experiência mental de Einstein-Podolsky-Rosen: neste, como noutros casos, tentei ajudar o leitor. Tentei igualmente ser generoso com pensadores de áreas e tradições vizinhas, se bem que exista inevitavelmente um certo grau de arbitrariedade. Addison, Blake e Pope foram provavelmente pensadores filosóficos tão significativos quanto muitos dos estudiosos incluídos, mas foram excluídos; em contrapartida, Carlyle, Coleridge e Dante foram incluídos. Procurei sobretudo incluir os grandes cientistas cujo o trabalho provocou grandes mudanças na filosofia: Boyle e Faraday, tal como Galileu, Newton, Darwin e Einstein".

Simon Blackburn
A obra de referência rápida mais precisa, abrangente e actual na área da filosofia.
2648 entradas, perfazendo mais de 275 mil palavras.
Cobre a filosofia indiana, chinesa, islâmica e judaica.
Abarca todos os aspectos da filosofia, incluindo o sexo, a apatia, o riso, as cócegas e o sentido da vida.
Inclui termos filosoficamente relevantes da matemática, linguística, física, biologia e inteligência artificial, para além do direito, teoria da decisão, economia e sociologia, sem esquecer a teologia e a arte.
Quase 500 entradas biográficas, que incluem desde os pré-socráticos menos referidos até à figuras contemporâneas mais conhecidas como Derrida, Foucault, Rorty, Heidegger, Simone de Beauvoir, Luce Irigaray, etc., sem esquecer filósofos tradicionais como Frege, Russell, Carnap, Wittgenstein, Quine, Goodman, Ralws ou Kripke.
Inclui um apêndice sobre símbolos lógicos, uma cronologia e, especialmente para esta edição, um glossário inglês-português.
Um eficaz sistema de referências cruzadas conduz o leitor de conceito em conceito, numa excitante aventura de descoberta intelectual e enriquecimento cultural.
2ª edição: Outubro de 2007

Sem comentários: