Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GENOMA HUMANO


“ Um dos maiores desafios da ciência contemporânea consiste na análise da estrutura do ADN humano com o objectivo de se constituir um mapa com a posição dos cromossomas que constituem os genes humanos, isto é, o genoma humano”.
O projecto do Genoma Humano é um vasto trabalho de investigação de âmbito mundial que envolve diversos países, iniciado nos Estados Unidos da América em 1990, e que conta com mais de cinco mil cientistas distribuídos em duzentos e cinquenta laboratórios dedicados ao seu estudo.
Até aos anos oitenta, pensava-se que a catalogação dos genes envolvidos nas funções e disfunções se fazia a partir de uma diferença observável, da qual se deduzia uma causa genética.
Todavia, tal revelou-se insuficiente, o que, na década de noventa levou ao desenvolvimento do Projecto do Genoma Humano. O seu objectivo era mapear o posicionamento dos genes nos pares de cromossomas, sequenciando os seus nucleótidos, (isto é, a leitura letra a letra das instruções dos genes).
Há quem pense que o Projecto do Genoma Humano traz consigo a chave para todas as doenças e todas as curas, dado que a intenção deste é fazer um censo completo de todos os genes e enquadrá-los na arquitectura dos cromossomas, de modo a que a informação daí retirada seja útil para o futuro.
A investigação ao permitir a identificação de genes responsáveis por certas doenças tem uma importância médica muito grande, pois permite identificar o erro genético causador de uma dada doença e prevenir outras que ainda não se manifestaram.
Contudo, este estudo pode acarretar alguns problemas, na medida em que as informações do genoma humano podem servir para aumentar o domínio das instituições sobre os indivíduos. Imagine-se que uma determinada empresa utiliza a informação genética para com ela seleccionar a sua rede de trabalhadores. No fundo, o indivíduo torna-se prisioneiro do seu próprio ADN! Como viverá uma pessoa que sabe que é portadora de genes que propiciam determinado tipo de cancro, por exemplo?
O Projecto do Genoma Humano veio permitir as seguintes descobertas: os seres humanos possuem entre trinta mil a quarenta mil genes. Muito menos do que o esperado, se comparado a uma lesma que tem dezoito mil e à mosca da fruta com treze mil genes. A diferença entre o ser humano e os outros seres é que os nossos genes trabalham de maneira diferente. O que faz a diferença entre as pessoas não são especificamente os genes mas o que resulta da complexidade das suas relações.
O Genoma Humano constitui assim, um grande passo da Ciência actual, mas para o qual devemos olhar sempre com algum sentido crítico.

Trabalho realizado por: Antea Gomes, Denis Gachter, Patrícia Cruz, Tânia Fernandes. 12ºAno - Turma C

Sem comentários: