Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

PROJECTO DO GENOMA HUMANO


O Projecto do Genoma Humano


Poder-se-á encontrar a cura para doenças, actualmente, incuráveis? Será possível salvar vidas humanas numa maior escala? Será possível criar uma pessoa em laboratório? Como é que esta seria vista pela sociedade? Será que queremos saber, que um dia mais tarde, vamos desenvolver uma doença? Que implicações é que isso teria na nossa vida? O estudo do Genoma Humano pode, eventualmente, responder a estas questões.
Os cientistas têm, nos últimos anos, trabalhado no Projecto do Genoma Humano, tendo já conseguido alcançar bons e amplos resultados, como por exemplo: a descoberta de mais de 1800 genes provocadores de doenças. Este projecto tem como principal objectivo o mapeamento dos genes, ou seja, o seu registo e organização.
Existem múltiplas vantagens no uso dos conhecimentos adquiridos sobre o Genoma Humano, pois poder-se-ia detectar se uma pessoa está predisposta a sofrer de cancro, por exemplo, e assim, o tratamento seria mais eficaz. Podemos acrescentar que o conhecimento do Genoma Humano possibilitaria encontrar enfermidades graves num embrião e corrigi-los. Todas estas vantagens traduzem-se no aumento da esperança média de vida.
Mas, o Projecto do Genoma Humano não acarreta só vantagens, apresenta, também, desvantagens. Do ponto de vista moral e ético poder escolher as características dos embriões não é aceitável, uma vez que não vai permitir que exista uma regularidade na continuação da espécie humana. Aos olhos da sociedade, em geral, não é admissível que se possa criar um ser, que se possa escolher as características, por exemplo: a cor dos olhos ou do cabelo. É como se a vida humana fosse uma tela, na qual o pintor pode colocar as cores que quer. A juntar a estas desvantagens temos a perda da individualidade aliada a vários problemas que podem surgir no quotidiano. A título de exemplo, se for possível diagnosticar que um indivíduo poderá desenvolver uma determinada doença, este poderá ter mais dificuldade em fazer um seguro de vida e até encontrar emprego. É como se a vida de cada um fosse controlada pelo ADN.
Coloca-se então uma questão fundamental, é ou não favorável proceder ao estudo do Genoma Humano e utilizar as suas descobertas? Quanto a isto, não temos, ainda, uma resposta concreta, só o tempo e a ciência o dirão! Existem muitas vantagens, mas não podemos esquecer as múltiplas desvantagens!

Alexandra Neves n.º1
Carla Correia n.º7
Patrícia Fernandes n.º21
Samanta Cristóvão n.º23

Turma 12ºC

Sem comentários: