Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de maio de 2010

GALILEU GALILEI


GALILEU GALILEI (1564-1642), filho de um músico começou por tentar entrar para um mosteiro antes de se lançar nas técnicas que o tornariam no mais avançado cientista do seu tempo. Embora nunca tivesse saído de Itália, as suas invenções, e descobertas foram anunciadas ao mundo inteiro. De forma extremamanete sensacional, o seu telescópio permitiu-lhe revelar uma nova realidade nos céus e reforçar a espantosa afirmação de que a Terra se move em redor do Sol. Por esta convicção, foi levado perante o tribunal da Inquisição, acusado de heresia e obrigado a passar os últimos anos de vida sob detenção domiciliária.

Logo que, enfim, seja autorizado a abandonar esta terra, centro dos meus infortúnios, se não de todo o universo, partirei sem remorsos, certo de ter agido dentro do respeito das leis - humanas ou divinas - e inteiramente para o bem da verdade e do progresso do saber.
Um único desgost0 continuará a atormentar-me até ao fim dos meus dias... o de não ter ousado lançar, à face dos meus juízes, as palavras que me queimavam na garganta: «E contudo move-se!»


A Filha de Galileu, Dava Sobel, Círculo de Leitores;

Galileu, Yves Chéraqui, Edições Asa

Sem comentários: