Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 21 de maio de 2010

COMO SE CONSTRÓI A IDENTIDADE


O indivíduo socializa-se e constrói a sua identidade por etapas, no decurso de um longo processo que se exprime fortemente do nascimento à adolescência, e prossegue na idade adulta. De uma maneira permanente, a imagem que constrói de si próprio, as suas crenças e representações de si constituem uma estrutura psicológica que lhe permite seleccionar as suas acções e as suas relações sociais. A construção identitária e a imagem de si asseguram assim funções essenciais para a vida individual e constituem um dos processos psíquico de maior importância.
(...) O grupo funciona como catalizador privilegiado da identificação pessoal. Com efeito, a consciência de si não é uma pura produção individual. Resulta do conjunto das interacções sociais que o indivíduo provoca ou sofre. O grupo socializa o indivíduo e o indivíduo identifica-se com ele. Mas, ao mesmo tempo, esse processo permite ao indivíduo diferenciar-se e agir sobre o seu ambiente.
Assim, a identidade forja-se pela confrontação com diferentes situações às quais o sujeito tenta responder para ser integrado em diferentes grupos ao mesmo tempo que tem em conta as suas aspirações pessoais.

Psicologia B. 12ºAno - Dossier do Aluno, Porto Editora

Sem comentários: