Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SERÁ QUE OS CASAIS HOMOSSEXUAIS DEVEM TER A POSSIBILIDADE DE ADOPTAR CRIANÇAS?


Será que os casais homossexuais devem ter a possibilidade de adoptar crianças?

Será que um casal homossexual, com estabilidade emocional, financeira, tal como um casal heterossexual, que deseje ter um filho, deve poder recorrer à adopção para satisfazer esse desejo? É essa a questão que vou tentar responder neste ensaio.
O meu objectivo com este ensaio é mostrar que é incorrecta a adopção de crianças por parte de casais homossexuais, pois qualquer indivíduo tem direito a ter um pai e uma mãe de modo a ter um exemplo a seguir. Irei tentar refutar as objecções aos meus argumentos da melhor forma.
Este assunto é cada vez mais debatido na actualidade, e alvo de muita polémica, pois está em causa a felicidade das crianças, que estão envolvidas neste processo, e são elas que virão a ser afectadas caso esta medida seja aprovada. Devemos procurar chegar a uma solução plausível, para se possa resolver o assunto da melhor forma.
As teses que são a favor da adopção de crianças por casais homossexuais defendem que os homossexuais têm os mesmos direitos dos heterossexuais, e como não podem ter filhos, deve-lhes ser concedida a possibilidade de adopção.
Do ponto de vista de quem é contra a adopção por homossexuais, estes não devem adoptar crianças pois vão comprometer a sua felicidade e a formação da sua orientação sexual.
A tese que eu pretendo defender é a de que a adopção por homossexuais é incorrecta e como tal devia ser impedida, pois está posta em causa a lógica da natureza, em que os filhos são o fruto de uma relação entre seres de sexo oposto. E porque as crianças irão ser prejudicadas involuntariamente durante este processo.
Apesar de não ser contra o casamento gay, pois todos devem ter o direito de comandar a sua própria vida amorosa, oponho-me à adopção por homossexuais.
Argumentos contra a adopção por casais homossexuais:
As crianças que estão disponíveis para a adopção têm falta de exemplos paternais, de um pai e de uma mãe, que lhes mostrem como devem agir, o correcto e o incorrecto.
Se estas crianças forem adoptadas por casais homossexuais irão procurar agir de acordo com os exemplos dos seus pais, podendo também tornar-se homossexuais.
Logo a adopção de crianças por casais homossexuais é errada, pois estes irão influenciar a orientação sexual dos seus filhos de uma maneira errada.
Caso uma criança possua pais do mesmo sexo irá ser confrontada com a rejeição da sociedade perante a sua situação.
Isto poderá provocar interrogações, vergonha e complexos na vida da criança adoptada.
Então não deve ser permitida a adopção por casais homossexuais porque a criança e a sua vida social irão ser prejudicadas.
Segundo a natureza do ser humano os filhos são o fruto de uma relação de indivíduos de sexo oposto.
Um casal homossexual não pode ter filhos.
Duas pessoas do mesmo sexo terem filhos vai contra as leis da natureza, então não lhes deve ser permitida a adopção de crianças.
Objecções/Resposta às objecções
- Não é a orientação sexual dos pais que irá alterar o comportamento das crianças.
Filhos de pais homossexuais não irão tornar-se obrigatoriamente homossexuais.
Logo as crianças cujos pais sejam homossexuais não são influenciadas por esse factor.
Resposta: Se as crianças não fossem influenciadas pelos pais relativamente à sua sexualidade então também não iriam ser influenciadas noutros aspectos, como por exemplo, nos seus gostos. Mas são influenciadas.
Então os pais incutem, mesmo que involuntariamente, a sua orientação sexual nos filhos.
- As crianças disponíveis para a adopção que foram, por exemplo, maltratadas, ou abandonadas, terão um melhor tratamento caso sejam adoptadas por casais homossexuais.
Resposta: Existe diversos casais heterossexuais em lista de espera para adoptar uma criança, então não há necessidade de recorrer a casais homossexuais que poderão perturbar e confundir as crianças.
- Os homossexuais podem dar aos seus filhos uma vida melhor e ajudá-los a crescer da melhor maneira.
Logo, pais homossexuais podem ser tão bons ou melhores que os pais heterossexuais e irão ajudá-los no seu crescimento.
Resposta: Todas as crianças necessitam de conselhos de como agir, de ambas as partes, paternos e maternos, pois é importante uma opinião masculina e uma opinião feminina.
Se a criança for filha de homossexuais, não poderá beneficiar destas opiniões, pois só saberá a opinião de um dos sexos.
Logo não irá crescer com as suas opiniões devidamente esclarecidas, e irá ter diversas dúvidas durante a sua infância.
Em suma, julgo que a adopção por homossexuais é incorrecta, pois irá prejudicar as crianças envolvidas, e não deve ser aprovada, apesar de concordar com o casamento homossexual.
Na minha opinião, as crianças podem ser influenciadas pelos seus pais, relativamente à sua sexualidade, apesar de admitir que existem excepções. O papel distinto de um pai e de uma mãe é muito importante na formação de um indivíduo.
José Sereijo, 10ºA