Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES


Pode dizer-se que toda a actividade humana está enquadrada por organizações. De facto, desde o nascimento até à morte os seres humanos estão integrados em organizações: estabelecimentos de ensino, empresas, associações e instituições de vários tipos. Assim, ao longo da vida aprendemos em escolas, recorremos aos hospitais e a repartições públicas, adquirimos bens em lojas, frequentamos restaurantes e divertimo-nos em discotecas, pertencemos a clubes e a associações desportivas e culturais, etc.
O psicólogo organizacional tem, entre outras, as seguintes funções: orientar o processo de selecção dos trabalhadores, coordenar a sua formação, promover a optimização do trabalho, analisar a relação entre o trabalho e as pessoas, explicar e procurar prever o comportamento das pessoas, acompanhar a gestão dos recursos humanos e analisar os processos de liderança.
O psicólogo organizacional exerce a sua actividade em empresas, organismos profissionais, clubes e associações, em instituições que desenvolvem a sua actividade em várias áreas de intervenção. A sua intervenção é mais activa nas organizações do trabalho.
As mudanças tecnológicas vieram introduzir grandes mudanças ao nível da organização do trabalho com consequências nas relações entre as pessoas. Além disso, passou a haver a necessidade de se facultar aos trabalhadores uma formação contínua para se poderem adaptar às inovações. Estas circunstâncias vieram tornar a intervenção do psicológo organizacional mais necessária e oportuna.
Psicologia B - 12ºano, Porto Editora

Sem comentários: