Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A FOTOGRAFIA É ARTE?


«A beleza é fugidia, descobrimo-la por vezes em lugares aos quais nunca voltaremos, ou então como rara combinação entre coisas como a estação do ano, a luz, as condições meteorológicas. Como será então, possível possuí-la? A máquina fotográfica é uma opção possível. Tirando fotografias, podemos aliviar o desejo de posse que a beleza de um lugar suscita em nós: a nossa ansiedade talvez acalme um pouco no momento em que carregamos no botão»
Alain de Botton -A Arte de Viajar
Não há solidão ou abismo que a fotografia não impregne. Que sentimentos despertam altos rochedos entre abismos ou uma vasta solidão deserta? Nos lugares assim, o homem encontra o sublime e vivencia a sua pequenez perante o vigor das rochas milenares e a imensão dos desertos.
Fazer fotografia é imortalizar momentos únicos, singulares que despertam no observador a emoção do sublime.
Questiona-se muitas vezes se a fotografia é arte. A sua verdadeira essência consiste em interpretar a realidade e não apenas copiá-la. Não é imitação do que está aí presente, é antes o resultado entre a impressão visual e a reflexão mental e emocional. O conteúdo, a disposição dos objectos, as figuras, a luz, as cores harmoniosas ou caóticas, podem surgir como símbolos que o observador interpreta e completa conforme as suas experiências.
A imagem deve ser "plena de alma", carregada de sensibilidade estética para que cause impacto emocional no observador e este faça a sua leitura interpretativa.
Imbuídos deste conceito de fotografia, um grupo de alunos do 12º Ano, fez uma saída de campo e captou na natureza a simplicidade dos cogumelos, a beleza dos tons outonais nas árvores agitadas pelo vento, nos fetos secos e envelhecidos pelo tempo.
As imagens que os alunos fotografaram irão estar expostas na Biblioteca da Escola para que outros possam sentir a emoção do sublime.
Isabel Laranjeira -Clube de Fotografia
20/11/2009

2 comentários:

RDA disse...

Roubaram-nos a professora, a fotografa e a Amiga..
Estimem a Prof Isabel Laranjeira, pois é sem dúvida uma das melhores pessoas que ja conheci.
Obrigado por tudo o que me ensinou e pela pessoa que é. Marcou-me muito.
Bjo do Aluno Amigo,
Rafael Dias Almeida, Sátão

Isabel disse...

"Roubaram-nos" talvez seja uma força de expressão, Rafael. Mudei de livre vontade. Entendo as tuas razões pois tínhamos projectos na "cabeça" para concretizar.
Desejo que continues dinâmico como te conheci. Um dia, quem sabe, defendas uma "causa" minha, futuro advogado...Vai dando notícias. Visita-me aqui.
Felicidades nos estudos.
bjinhos