Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PORQUE QUEM AMA NUNCA SABE...


" Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar..."

Alberto Caeiro

O que será o amor? Quando é que surgirá a fórmula química, física ou mesmo matemática que explique porque é que por vezes temos um sentimento tão intenso em relação a uma dada pessoa num dado momento das nossas vidas?
Sentimos um enorme turbilhão de sentimentos, que nos fazem ficar com as tais borboletas na barriga, com os nossos níveis de concentração (no que devemos) bastante reduzido e só pensamos nessa pessoa, parece que se nos tirarem aquela pessoa, nos tiram tudo. Ansiamos a sua presença desesperadamente e a sua ausência cria-nos uma dor quase insuportável no coração. Sentimos-lhe o cheiro mesmo que ela não esteja perto de nós, conseguimos decifrar os seus passos de entre os muitos passos que se estão a aproximar, não conseguimos afastá-la nem por meros instantes dos nossos pensamentos.
É nesta pessoa que recaem os nossos últimos pensamentos antes de adormecermos e os primeiros logo após acordarmos. E, por vezes, até durante os sonhos, essa pessoa lá está.
A razão porque amamos é verdadeiramente desconhecida. Porque será que amamos X, se com Y é que teríamos todas as "condições" para sermos felizes?
Porque é que amamos algo que por mais que amemos não poderá "crescer"?
Apesar de ainda não ter nenhuma fórmula em que consiga explicar de uma forma simples o que é o amor, muitas vezes penso que há coisas que nos ultrapassam, e coisas como o amor são uma de muitas... Não o sentimos quando queremos, nem porque queremos, ele surge sem ser chamado e teima em continuar e insistir, até que consegue o que quer, nos faz felizes e depois nos enche de dúvidas e incertezas...
Mas, basicamente, para mim, o amor é não pensar, o amor é sentir e deixar-me levar...
Maria João Foz, 12º Ano

3 comentários:

LIA disse...

Muito bem estruturado este texto.
Continua a escrever assim, Maria João.

Isabel disse...

Não conheço esta aluna. Não tem a disciplina de Psicologia. Vou contactá-la no início do 2ºperíodo a fim de ler este comentário de incentivo à escrita.
Obrigada Lia.

MªJoão disse...

Obrigada Lia!
Assim o farei. Não vivo sem a escrita!