Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Passam hoje duzentos e trinta e nove anos sobre o nascimento de Beethoven. Não podemos ficar indiferentes e para comemorar fica o vídeo de uma parte da 5ª Sinfonia, deste grande compositor.
"Ludwig van Beethoven compõe e divulga a «Quinta Sinfonia» em 1808, colhendo um dos maiores triunfos da sua carreira musical. Junto com a «Nona», é uma obra imortal que ocupa por mérito próprio um lugar de honra na história da música, e ainda hoje é tida como um monumento da criação artística. Trata-se da primeira sinfonia que Beethoven escreveu numa tonalidade menor, o que só voltaria a acontecer justamente com a «Nona». O principal traço da «Sinfonia Nº 5» reside na sua homogeneidade orquestral: com extrema perícia, o compositor consegue integrar um grande número de temas diferentes num todo expressivo e repleto de energia rítmica. Os quatro movimentos constituem um exemplo de alternância - o primeiro revela tensão, o segundo solenidade, o terceiro crispação e o quarto brilhantismo".

EditorialSol 90 - Expresso

2 comentários:

Rita disse...

Sei que é professora de filosofia e que faz fotografias fantásticas.
Também tem um blog digno de parabéns.Adoro Beethoven e tudo quanto é boa música.
Um beijinho de uma aluna minhota.

Isabel disse...

Obrigada Rita. Fico contente pelos teus gostos musicais, raros na tua idade. Quanto às fotografias, bem, não serão assim tão fantásticas...procuro aprender mais e melhorar a técnica. bjinhos e volta sempre.