Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

EXPECTATIVAS


Como é que podemos ter dois sentimentos tão diferentes em relação à mesma coisa e ao mesmo tempo?
Como é possível que alguém que esteja a um ano de sair de casa e de entrar na faculdade tenha medo disso? Como é possível que o nosso objectivo nos aterrorize? Como é possível que apesar de pensarmos que somos "grandes" e que já temos idade de partir à aventura e de entrarmos no que será a "experiência das nossas vidas", tenhamos medo das saudades que iremos sentir dos nossos pais ou dos nossos irmãos que mesmo que nos estejam sempre a "melgar" adoramos?
Como é possível pensar que vamos sentir saudades da escola a que sempre atribuímos "defeitos"? Talvez seja porque provavelmente nunca lhe demos o seu real valor. Como é possível que a um passo de atingirmos o objectivo tão buscado tenhamos medo dele?
Não é o sonho de qualquer um terminar o ensino secundário e partir à descoberta?
Com certeza, não serei apenas eu, que tenho medo do futuro, medo de chegar à faculdade e não conhecer ninguém. Medo de ir para uma cidade e os meus amigos estarem todos noutra, medo de compartilhar a minha casa, aquilo que será o meu espaço, com desconhecidos. Medo de acordar com o despertador e de não serem os meus pais a acordar-me com um belo sorriso desejando-me um óptimo dia. Medo de chegar ao fim da tarde e encontrar uma casa vazia.
Mas, será que o medo vence o objectivo? Não, claro que não vence.
Este medo é o medo que qualquer leãozinho tem quando pelo primeira vez vai caçar sozinho. É o medo do desconhecido. É o medo da habituação. Mas de certeza que mesmo que cheguemos sozinhos a uma cidade nova, na qual não conhecemos ninguém, algum "desconhecido" virá ter connosco e nos dirá, sou do curso X, tal como tu, vem comigo, eu mostro-te a tua nova escola.
A tua nova Escola, que não será apenas uma escola de conhecimento, será uma escola de valores, de crescimento, de amizades, de amores, de diversões, mas acima de tudo, será a tua Escola de Vida. E, aproveita caloiro, porque os anos de Faculdade serão os melhores anos da tua vida.
Maria João Foz, 12º Ano

Sem comentários: