Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

REFLEXÃO SOBRE OS MEUS PRECONCEITOS


A nossa sociedade está cada vez mais multifacetada, devido à interacção com outras culturas. Surgem novas maneiras de pensar, de agir, de vestir. Inicialmente e em todas as épocas, manifesta-se nos indivíduos uma certa relutância em conhecer novas realidades.
Todas as pessoas têm tendência de seguir um determinado estilo de vida, e isto é evidente tanto no aspecto, como nos seus ideais. Existem aqueles que se demarcam dos outros, tais como os Góticos, por exemplo. Numa primeira abordagem, considero que teria um bocado de receio em estabelecer contacto com pessoas que seguem os ideias Góticos. As roupas são um pouco excêntricas o que perpetua uma imagem um pouco arrogante, as cores quase sempre negras, não conferem sentimentos muito positivos, ao invés, parece que apelam à morte. Embora não conheça com exactidão as filosofias inerentes a este tipo de grupo, sei que são um pouco ortodoxas ao comum.
Gostam da noite, escrevem poesia nos cemitérios e apenas interagem com pessoas que compartilham os mesmos pressupostos de existência, renegando a aproximação de qualquer outro elemento que não siga os seus ideais. Embora esta minoria seja nitidamente diferente e isso seja um entrave para a minha aceitação, talvez um maior conhecimento acerca deste estilo de vida, pudesse levar-me a compreender melhor e a encará-lo com uma atitude mais aberta e natural.
Outro dos preconceitos que tenho e que muitos outros cidadãos também têm é o facto de não aceitar muito bem as pessoas com orientações sexuais diferentes. Afecta-me ver dois indivíduos, sobretudo do sexo masculino, a beijarem-se. Não é que eu seja contra eles, pois considero que cada um é que sabe quem ama, independentemente do sexo. Considero que estar a esconder e a reprimir os sentimentos de amor é muito penoso. Até concordo com o casamento de homossexuais, pois não deixam de ser um "casal" e devem ser respeitados tal e qual como os outros. Porém, não me sentiria muito bem estando próxima desses casais. É complexo referir medidas que atenuem este meu preconceito, embora compreenda, não o consigo ultrapassar.
Jacinta Ferreira - Curso EFA -Sec. A Arcozelo das Maias
Escola EB23 Sec. Oliveira de Frades

Sem comentários: