Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de abril de 2010

A ILHA


“ A ILHA”
O filme desenrola-se em torno de uma sociedade supostamente sobrevivente a uma contaminação fatal para a maior parte dos habitantes do planeta. Esta sociedade está sujeita a constantes exames físicos e psicológicos e sofrem um controlo extremamente pormenorizado de todos os seus actos.
Todos os habitantes desta sociedade, apresentada como sobrevivente, vivem com o objectivo e com o sonho de ir para a Ilha. A Ilha é mostrada como um paraíso no exterior a qual não fora afectada pela contaminação. A selecção para a ida para a Ilha é feita com base em sorteios. Os sorteios são diários e quem ganha parte para a inesquecível viagem invejada por todos os demais.
No entanto a forte curiosidade do morador Lincoln Six-Echo leva-o a seguir inúmeras pistas que o levaram a descobrir uma terrível verdade: todos os habitantes não passavam de clones cujo único propósito é fornecer parte dos seus organismos para os seus humanos “originais”. Estes humanos são, na maioria dos casos, celebridades famosas com importante papel na sociedade e são vistos como pessoas de elevados valores éticos.
Lincoln acaba, assim, por descobrir que a desejada Ilha afinal não existia e que após os sorteios os premiados seriam mortos. Então, apresentando uma elevada capacidade psicológica (que supostamente não era típica de clones), Lincoln consegue escapar do complexo com a sua predilecta colega Jordan Two-Delta.
Chegados ao mundo exterior, tudo era novo para estes dois clones. Apesar de conseguirem encontrar o humano “original” de Lincoln e pedirem a sua ajuda para denunciar a grande atrocidade que estava a ser cometida com os clones, este acabou por os entregar. No entanto Lincoln num processo de elevada capacidade estratégica conseguiu salvar-se e escapar às autoridades contratadas para eliminar os dois clones evitando, assim, um escândalo de grandes proporções.
Lincoln continuou a mostrar uma grande capacidade racional e conseguiu salvar a maior parte dos clones criados.
A clonagem humana levanta sérios problemas éticos e será certamente um dos maiores problemas do século XXI.
Este filme mostra que os clones adquirem capacidades semelhantes às dos humanos, sendo assim, na minha opinião devem ser tomados como tal.
Os clones transformam-se em pessoas com sentimentos e com sonhos de um futuro. Ao eliminarmos um clone estamos a apagar um conjunto de crenças, desejos e experiências o que na minha opinião é eticamente inaceitável. Esta é a principal mensagem que o filme tenta transmitir.
Na minha perspectiva a clonagem é aceitável se envolver o bem-estar de algumas pessoas mas não prejudicar quaisquer ser vivo, caso contrário é eticamente inaceitável.
Penso que o filme está muito bem realizado e transmite muito bem o problema ético da clonagem no entanto não gostei do fim, uma vez que este é muito previsível e ficamos sem saber a reacção da população mundial á grande atrocidade feita com a existência destes clones.

Bruno Cancela, 11ºB

Sem comentários: