Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de abril de 2008

Ainda sobre o documentário: “Uma Verdade Inconveniente”.


Cada vez mais, na nossa sociedade, em tudo o que nos rodeia, encontramos uma ou várias verdades não tão boas como a maioria das outras e que nos dá bastante jeito escondê-las, ignorá-las, fazer parecer que não existem. Mas também nos esquecemos que deixar para trás, passar por cima, é sinónimo de promovermos consequências, consequências estas que com o passar do tempo se vão agravando sem nós darmos conta!
Este filme, “A Verdade Inconveniente” trata de uma realidade bastante importante e preocupante nos dias que correm: o aquecimento global do Planeta Terra.
Todo o mundo está envolvido neste problema, mas nem “todo o mundo” está interessado nele, pelo menos em resolvê-lo.
Mas, a realidade do aquecimento global, infelizmente, é apenas uma no meio de outras tantas tão ou ainda mais preocupantes!
É claro que há excepções e há sempre pessoas preocupadas com estas questões, que fazem estudos, recolhem dados, analisam-nos e a partir disso informam o Mundo.
Mas também existe uma parte importante que para além de não se preocupar, ainda tenta esconder o problema. Será essa a melhor solução para a Humanidade? Valerá o trabalho desta minoria de pessoas para alguma coisa?
Na minha opinião, vale sempre o esforço. O ser humano é que deve tomar consciência do que estão a fazer ao seu planeta, a si mesmo. É imprescindível “abrir os olhos” para aquilo que nos rodeia. Mais tarde ou mais cedo temo que iremos olhar à nossa volta e apercebermo-nos do quanto temos feito de mal à nossa Terra e, nessa fase valorizaremos muito mais as coisas simples da vida. Um rio limpo, uma paisagem protegida e bonita, os espaços verdes serão muito mais valorizados do que agora!
E agora pergunto: porquê?
É simples a resposta. Daqui a alguns anos, se continuarmos a poluir, a estragar a natureza e o que de essencial é à vida todos aqueles espaços terão desaparecido.
Quem é o causador destas alterações ambientais como o aquecimento global que leva à subida da temperatura terrestre e que por sua vez leva à subida do nível das águas do mar?
É o Homem, são as suas actividades condenáveis. O degelo, o risco de ficarem zonas do mundo habitadas submersas é da nossa responsabilidade.
Saber que há quem pense que já cá não vai estar quando tudo estiver “mesmo mal” intriga-me e faz-me levantar duas questões com as quais termino: E se se conseguisse provar cientificamente que ainda cá estaremos todos quando tudo chegar ao “limite”, será que modificaríamos a nossa atitude dos dias de hoje? E será que ainda iríamos a tempo?

Elsa Lourenço 10.º B

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns, a professores e alunos, pela iniciativa de criar este espaço. Serei leitor assíduo!
Aproveito para deixar aqui algumas referências para poderem perspectivar melhor esta problemática em torno do clima. É, julgo, um exemplo em que a ciência está ao serviço de agendas políticas. Estão ambas disponíveis na internet:
- um blog - http://mitos-climaticos.blogspot.com/
- e um vídeo de uma cadeia de tv britânica que está disponível no Google video com o título: "The Great Global Warming Swindle".
Espero que possamos abordar mais detalhadamente estes temas.
Saudações,
Luís Vilela.

katársis disse...

Caro Luís Vilela
Agradecemos as suas palavras amáveis. Mais agradecidos estamos por se tratar do primeiro comentário ao nosso blog.
Já há muito que publicamos a revista Katársis, mas este ano resolvemos criar um blog com os artigos que vamos publicando. No blog, actualmente estão publicados os três números que saíram neste ano lectivo.
Esperamos que continue a ser nosso leitor.
Já agora, aproveitamos, nem que seja como alerta,postar no blog as suas sugestões.
Um abraço
António Paulo