Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de abril de 2008

O suicídio

Quantas vezes nos apetece desistir de viver, por coisas que quase sempre se resolvem, que passam e que morrem com o tempo.
Já alguma vez vos apeteceu pegar numa faca ou numa lâmina e cortar os pulsos? Tomar comprimidos em excesso? Saltar de um carro em andamento?... e simplesmente deixarmo-nos apagar, apagar a luz da vida, a razão do nosso viver.
É muito fácil desistir, é muito fácil perder, morrer, sofrer, chorar, desfalecer,... por isso se diz que o suicídio é muito fácil de concretizar mas, nada disto é fácil de embrenhar no nosso cérebro, pois ele quer sempre o melhor para o nosso bem-estar, a razão pela qual o suicídio é um acto de coragem num momento de fraqueza.
Parece irónico querer morrer em vez de lutar, pois às vezes a causa que nos mantêm unidos e que nos ajudam e apoiam parece quebrar-se. Mas, no entanto, o desespero, o pânico, o medo, o receio de acreditar na palavra dessas pessoas faz com que cometamos as maiores loucuras e somos levados pela corrente até à morte.
Nunca pensei desta forma, em desistir da vida, mas às vezes surge um pouco de obscuridade no meio da luz, que nos faz ficar tristes e pensativos. No início, estamos chorosos, mal-humorados, aterrorizados, assustados, amedrontados... e o nosso consciente começa a levar o nosso pensamento para formas fáceis de nos matarmos.
Mas não é o fim! Lutem pela vossa vida, pela razão da vossa existência, pelo sabor da liberdade, lembrem-se que ainda temos muito para aprender, conhecer e experimentar.
Já dizia Sophia de Mello Breyner, uma importante escritora literária, que a vida é como uma estrada que devemos percorrer sem nunca olhar para trás, e mesmo que esta acabe, no princípio do abismo, não devemos desistir e cair, mas sim agarrarmo-nos com toda a força que nos resta ao ramo ou à liana que encontrarmos.
A vida, penso que é um dom que Deus nos deu, e que devemos usufruir dela da melhor maneira, a mais difícil, e dolorosa, mas com a melhor recompensa se nos esforçarmos e fizermos tudo por alcançá-la e merecê-la.

Adriana Soares nº1 10ºB

Sem comentários: