Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

NETFILOSOFIA



http://www.cinefilosofia.blogspot.com/

O que o cinema tem a ver com a filosofia? Para alguns nada tem a ver, para outros tudo, preferimos afirmar que tem muito.
Luis Rodrigues, Diogo Santos e Pedro Sargento apresentam-nos um blog de filosofia e cinema e é a nossa sugestão deste número da Katársis.
Neste blog os seus autores fazem uma análise de diversos filmes de um ponto de vista filosófico – questões filosóficas levantadas, respostas a grandes problemas filosóficos propostos, etc. Os filmes analisados são dos mais diversos géneros, desde um Apocalipse Now, passando pelo Batman, Crash, Der Untergang, Final Fantasy até ao Harry Potter.
Por exemplo num ensaio sobre o filme 13th Floor, Luis Rodrigues afirma “O filme 13th Floor tem a particularidade de apresentar - pelo menos - dois problemas filosóficos com séculos e séculos de existência: primeiro, o problema do cepticismo epistémico que deriva, segundo, do problema de não haver contradição lógica em supor que somos cérebros em cubas, “ligados” ao mundo onde julgamos estar e que julgamos conhecer apenas por fios eléctricos ou sistemas wireless bluetooth . Estes problemas estão talvez ainda por resolver. Sendo tão ou mais cépticos que o céptico, podemos inclusive sugerir que nunca se irão resolver - pois a sua resolução depende possivelmente de uma perspectiva do “olho de Deus” que nunca poderemos alcançar. Mas também não é menos correcto afirmar que ou nos deixamos de cepticismos pirrónicos ou nos devemos calar em nome da coerência. Todo aquele que afirma que “o conhecimento é impossível” tem que perceber que a sua própria afirmação terá que ser igualmente impossível (falsa), pois se fosse verdadeira qualquer afirmação seria falsa, incluindo essa, e, se fosse apenas falsa, apenas ficaríamos a saber que o conhecimento é, tanto quanto diz respeito a essa afirmação, possível. Estão confusos? Espantados? Cépticos? Humm…Ainda bem! Umas doses razoáveis de incerteza, espanto e cepticismo nunca fizeram mal àqueles que anseiam perceber o mundo e subir na escada do saber. (…) Apesar de tudo o que disse até agora não ser nada evidente, estar mal explicado e estar longe de ter resolução, era aqui que queria chegar, pois este é o tema que domina 13th Floor , a saber, até que ponto não vivemos numa realidade fictícia -- uma simulação - criada por um Demónio-enganador (que pode ser desde um cientista excêntrico a um conjunto de máquinas insensíveis e tão ou mais ditatoriais que o Fidel Castro) que nos incute crenças falsas sobre estados de coisas no mundo e, a limite, não nos deixa ver ou perceber a nossa verdadeira identidade e condição ontológica (e eu a dar-lhe! eehm!…Não tenho mesmo juízo nenhum. Sempre a brincar com coisas sérias. Será que podemos fazê-lo e sair impunes? Ora aí está uma boa questão filosófica, não é? É pena é que alguns professores nem sequer a coloquem…)” São reflexões deste género que encontramos em dezenas de ensaios sobre dezenas de filmes.
Mas como quase tudo, o que é bom não dura sempre o mesmo aconteceu a este blog. A 12 de Maio de 2006 o blog não mais foi actualizado. Com o título The End os autores põem fim ao projecto alegando um conjunto de dificuldades.
Apesar de tudo cinefilosofia.blogspot.com continua a ser um blog a visitar.

Sem comentários: