Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de abril de 2008

LEITURAS



A ARTE DE ARGUMENTAR Anthony Weston

Em 1996 a Gradiva publicou o segundo livro da colecção Filosofia Aberta, A Arte de Argumentar de Anthony Weston.
Este é um livro imprescindível para os estudantes de filosofia do 10º e 11º anos. O livro de Anthony Weston ensina a avaliar e redigir ensaios argumentativos, permitindo ao leitor não só exprimir e defender bem as suas ideias, mas também impedi-lo de se deixar adormecer pela retórica dos maus argumentos, infelizmente comuns nos mais diversos domínios. A Arte de Argumentar oferece ao leitor a possibilidade de exercer com clareza e rigor as suas capacidades críticas.
Esta obra é utilizada em mais de 300 escolas americanas e é fundamental não só para os estudantes de filosofia do ensino secundário e superior, mas também para quaisquer cursos que exijam a redacção de ensaios e a defesa de teses. Será também do interesse de jornalistas, políticos, advogados e todos os profissionais que têm de escrever relatórios conducentes à tomada de decisões.
A presente obra é composta por dez partes. Na primeira parte o autor apresenta algumas regras gerais para a redacção de um argumento curto, ensinando claramente a distinguir conclusão de premissas. Nas partes dois a seis o autor explora alguns tipos de argumentos mais importantes e mais usados: os argumentos com base em exemplos, os argumentos por analogia, os argumentos de autoridade, os argumentos sobre causas e finalmente os argumentos dedutivos. Nas partes sete a nove o autor ensina a redigir um ensaio. Na parte dez o autor explora o significado de falácia e apresenta uma lista das principais falácias.

É um livro pequeno (145 páginas), com uma linguagem muito acessível e por isso de fácil leitura. Além disso existe na biblioteca da escola, o que torna indesculpável a sua não leitura.

Boas leituras…

Sem comentários: