Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Defendam a Natureza

Colegas, a Natureza precisa de nós e o seu futuro está nas nossas mãos. Hoje a poluição e o comportamento anti -ambientalista de população está a comprometer o nosso futuro, e não pensem, que as únicas consequências destes problemas são apenas o aquecimento global. È bem mais grave que isso.
Se continuarmos a manter algumas atitudes, teremos vários problemas, como a falta de água potável, que pode levar a guerras pelo controlo de zonas com este recurso, problemas de saúde relacionados e fome; destruição de espécies de animais e vegetais; diminuição da esperança média de vida; sofrimento, entre muitos outros.
Em suma, os eternos problemas temidos pela Humanidade: guerra, fome e doença.
Nós somos da Natureza: pertencemos a ela, por isso, quando a destruímos estamos a atacar-nos a nós próprios.
O futuro da espécie humana está nas nossas mãos e nas gerações vindouras. Vamos começar a actuar: não podemos facilitar e entrar na onda do “deixa andar”.
Para começar, devemos falar das atitudes em casa: poupar energia através do bom isolamento térmico; substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas económicas; lavar a loiça e roupa apenas com as máquinas cheias; adquirir sistemas de rega de jardim eficientes e económicos: micro irrigação; utilização de energias renováveis para o aquecimento de água, produção de electricidade, climatização; aproveitamento da água da chuva: para rega.
Claro que não podemos tomar estas medidas de uma só vez, visto que algumas medidas requerem avultados investimentos e respostas eficientes dos vendedores, mas com a progressiva evolução da técnica e da tecnologia, dentro de alguns anos já deveria ser
obrigatório tomar algumas medidas como estas.

José Rafael Pereira
9º Ano – Turma C

Sem comentários: