Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ensaio

O comportamento do homem reduz-se a actividade electroquímica? Serão os estados mentais estados cerebrais? Existirá uma mente separada do cérebro?

A mente existe…mas não separada do cérebro

Este é um tema complicado de desenvolver e exige muita reflexão e concentração pois é difícil tomar partido relativamente ao problema proposto.
O comportamento do homem reduz-se a actividade electroquímica?
O papel da actividade electroquímica é codificar as informações do cérebro. O cérebro humano é fermento de actividade electroquímica que gera impulsos para o trabalho das células no processamento sensorial e na memorização da informação.
Mas o ser humano não é apenas uma máquina controlada pelo cérebro! Não existe uma mente separada do cérebro, mas sabemos que ela existe. A mente é uma qualidade emergente do cérebro e é resultante da organização de todas as informações do cérebro. O cérebro é considerado um sistema complexo que processa e gera informações. A mente é o termo mais utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano, particularmente aquelas das quais os seres humanos são conscientes, como o pensamento, a razão, a memória, a inteligência e a emoção. A mente é um produto do funcionamento cerebral.
Assim, se a mente é emergente do cérebro podemos dizer que os estados mentais são estados cerebrais.
Em jeito de conclusão, podemos afirmar que o ser humano não se reduz à actividade electroquímica pois existe uma mente gerada pelo cérebro que descreve as funções superiores deste e se a mente é produto do cérebro, os estados mentais são estados cerebrais.

Ana Lopes 12º C

Sem comentários: