Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de abril de 2008

OPINIÃO


A filosofia como actividade crítica


Chama-se à filosofia uma actividade crítica, porque ao filosofarmos não nos limitamos a ouvir uma opinião e dizer “concordo” ou “não concordo”, para dizermos o que pensamos acerca dessa opinião. Com efeito, é necessário analisá-la criticamente e só depois apresentarmos o nosso ponto de vista, devidamente fundamentado.
Não se pode chamar a uma pessoa “crítica” só porque diz: “não concordo”, pois para se ser crítica é fundamental argumentar, explicar as razões porque o que se diz ser assim, ser dessa maneira.
Filosofar significa posicionar-se contra o dogmatismo, uma vez que as pessoas dogmáticas recusam-se a avaliar as suas ideias e não aceitam opiniões contra elas, mas apenas a favor ou contra outras ideias. Uma pessoa dogmática é fechada e numa discussão, só quer “ganhar”, não importa se tem razão ou não.
Para concluir esta breve reflexão importa dizer que se quisermos fazer uma boa análise de uma opinião ou ideia, temos “que abrir o espírito” e esquecermos os nossos preconceitos, pois só assim podemos pensar livremente e coerentemente sobre o assunto em questão

Marília Renata n.º 17, 10.º B

Sem comentários: