Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de abril de 2008

Ensaio

S. Freud afirmava que o ser humano é o resultado de uma evolução psicossexual. Será a sexualidade uma dimensão central do desenvolvimento humano, ou esta perspectiva freudiana é meramente um exagero?

A sexualidade uma dimensão central do desenvolvimento humano

Na minha opinião, a sexualidade tem um papel central no desenvolvimento do ser humano. A perspectiva freudiana que diz que o homem é o resultado de uma evolução psicossexual não é, de todo, um exagero.
Só ao longo do desenvolvimento psicossexual é que se vão desenvolver ou se vão atrofiar determinadas características masculinas e femininas, que irão formar um conjunto – a personalidade do indivíduo.
A sexualidade tem influência em vários níveis do desenvolvimento do ser humano. Esta é um dos núcleos estruturantes e essenciais da personalidade humana, que não se reduz a alguns momentos e comportamentos, mas é, pelo contrário, um complexo que se integra na globalidade do desenvolvimento da pessoa. A sexualidade apresenta-se, assim, como um factor importantíssimo no que toca ao desenvolvimento de uma personalidade.
Ela tem uma dimensão biológica, evidente na diferenciação sexual, nos mecanismos de reprodução, no crescimento e nos ciclos de mudança e aparência física. Tem, também, uma dimensão psicológica (que engloba a afectividade), que se exprime no conjunto de emoções e sentimentos que proporciona, na sua evolução com a maturidade e a experiência, na influência sobre a auto-estima, na variedade das suas expressões afectivas e no sentido em que proporciona segurança e comunicabilidade interpessoal. Nesta relação situa-se a dimensão social da sexualidade, uma vez que os encontros e desencontros de uma relação contribuem para amadurecer, em cada homem ou mulher, dinamismos de doação, de entrega e de abertura aos outros e ao mundo. Há também uma dimensão ética na sexualidade: a ética regula a forma como os indivíduos compreendem e vivem a sua sexualidade, mediando as decisões pessoais nas relações com os outros e na construção de valores morais e pessoais.
A construção da sexualidade abrange o que significa "ser menino" ou "ser menina", homem ou mulher numa dada cultura; a manifestação dos sentimentos, a maneira de ver o mundo, que acaba por reflectir as estruturas cognitivas e afectivas construídas ao longo do processo de desenvolvimento.
Então, conclui-se que o que promove a vida promove a pessoa em si, cuja expressão maior de vida é a sexualidade.É por todos estes motivos que fica claro que a sexualidade não se afasta nem um pouco do desenvolvimento do ser humano. Ela insere-se numa dimensão central do mesmo e influencia-o de uma maneira enorme.

Por: José Luís Lopes 12.ºB N.º7

Sem comentários: