Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Carta a Luís de Camões



Cambra, 24 de Janeiro de 2008

Caro amigo Luís Vaz de Camões:
Saúdo-te, ó grande génio, pela maravilhosa obra que nos deixaste. Como tens estado nessas Terras do Além-Túmulo?
Cá, neste mundo, o povo português ainda sente orgulho dos tempos áureos que descreves nos “Lusíadas”. Agora, como podes ver, não temos muita fama nem importância para as outras nações, que orgulhosas da sua História, ainda que vergonhosa, se tentam superiorizar a qualquer outra.
Mas podes crer que não será por isso que este povo heróico, a quem até os deuses obedecem, vai desanimar e parar de lutar por um futuro melhor.
Hoje já não temos reis como no tempo em que viveste, mas temos um regime democrático, que também conheces, pois era o regime político de Grécia Antiga.
Quanto a mim, um simples e humilde estudante, vou iniciar o estudo da obra que te imortalizou: “Os Lusíadas” – nas minhas aulas de Língua Portuguesa.
Assim, vou estudar e aprender tudo o que me for possível para que um dia possa também eu glorificar a nossa amada pátria.
Espero uma resposta tua.
Despeço-me com um abraço.

Um abraço, do teu sempre amigo:

José Rafael Pereira
9º Ano – Turma C

Sem comentários: