Pesquisar neste blogue

sábado, 26 de abril de 2008

EDITORIAL

A pouco mais de um mês de terminar o ano escolar chegou a hora de todos fazermos uma avaliação retrospectiva.
Os alunos fazem contas à vida para ver se dá para transitarem de ano, uns. Outros, aproxima-se a lufa-lufa dos exames nacionais. Outros ainda, na expectativa de entrarem este ano na Universidade. Sob os ecos da tão badalada expressão “dá-me o telemóvel, já”, os alunos têm um novo estatuto, mas que só vai valer a sério para o próximo ano.
Os professores andam preocupados com as aulas de maneira a cumprirem os vários programas. O tempo das avaliações aproxima-se e é com alguma expectativa que aguardam o futuro dos seus alunos. Também é verdade que a preocupação se estende a eles próprios porque este ano iniciaram-se novas regras para a sua avaliação.
Os funcionários andam na sua luta diária para que a escola funcione bem. Mas também andam expectantes perante as mudanças que se estão a operar na legislação laboral.
Mas os balanços não podem ficar por aqui. O balanço principal, e que a maior parte das vezes nos esquecemos, é o balanço sobre a nossa própria pessoa. Será que este ano foi um ano em que cresci enquanto sujeito moral? O que fiz eu para melhorar o mundo? Será que sou uma pessoa atenta ao que se passa à minha volta? O que terei de fazer para melhorar? O que poderei fazer para melhorar o mundo?
Se não nos preocuparem assiduamente, pelo menos ocasionalmente deveremos colocar estas e outras questões semelhantes. É isto o que nos distingue dos outros seres. Esta necessidade de perguntar por nós, esta ânsia de encontrarmos respostas para o sentido das coisas é a nossa verdadeira essência. E é isso o que a Filosofia nos ensina, por isso, (se não houvesse outras, pelo menos esta razão já seria suficiente), ela deveria ocupar um lugar proeminente na nossa vida. Ousar pensar por nós próprios, como nos ensinou Kant; viver com os olhos da mente abertos, como nos legou Descartes, é a nossa missão no mundo.

Uma palavra final para o Dia Aberto. É um acontecimento que ameaça ser uma imagem de marca da nossa escola. Ano após ano esperemos que esse dia aberto seja cada vez melhor e cada vez mais envolvente de toda a comunidade.
Os professores do grupo de Filosofia, como não podia deixar de ser, quiseram também abrir uma porta para este dia. Enveredaram-se esforços para que a Katársis do 3º período fosse antecipada para este dia. Além disso apresentamos o nosso novel blog (ainda em fase de construção) da nossa Katársis. O blog é da escola e esperamos que seja um espaço de intercâmbio de ideias e argumentos, um berço de racionalidade. Para o ano prometemos mais ideias e uma Katársis cada vez com mais qualidade.
Leiam a revista e visitem-nos, deixando-nos sugestões, em www.katarsis2.blogspot.com.
António Paulo
Jorge Marques

Sem comentários: